sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

AAPAC-ARQUIMOC promoverá neste primeiro semestre Seminário de Comunidades Indígenas, Quilombolas e Assentamentos

Em reunião nos dias 21 e 22 de janeiro de 2011, a Associação de Apoio, Proteção e Amparo à Criança da Arquidiocese de Montes Claros (AAPAC-ARQUIMOC) informou que ela organizará nos dias 31 de março e 1º, 02 e 03 de abril deste mesmo ano Seminário de Comunidades Indígenas, Quilombolas e Assentamentos, na Casa de Pastoral, Bairro Santo Antônio, em MOC.

Estarão presentes nesta iniciativa as (arqui)dioceses de Teófilo Otoni, Araçuaí, Almenara, Janaúba, Januária, Paracatu, Diamantina e Montes Claros, além de pastorais e movimentos sociais, a exemplo da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Cáritas, Pastoral da Criança, Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), dentre outros. Cerca de 400 pessoas participarão deste encontro. Todas as (arqui)dioceses deverão mobilizar e trazer instrumentos musicais, cantos regionais, produtos artesanais para comercialização no local, trajes específicos, símbolos para celebrações, identificação pessoal (crachá).

O evento terá a “Casa Aberta”, exposição de produtos feitos por organismos cadastrados antecipadamente. A AAPAC-ARQUIMOC pede que o cadastramento inclua nome completo do artesão, apelido, história, endereço, etc. A entidade alerta que os produtos artesanais deverão conter uma etiqueta com nome e breve descrição do que é oferecido. O objetivo principal deste Seminário de Comunidades Indígenas, Quilombolas e Assentamentos é a apresentação dos planos de trabalho desses grupos, seus anseios, suas angústias.

Mais cultura

No evento, também haverá apresentações culturais, como rodas de dança. Os grupos que desejam participar destes shows devem ser cadastrados antecipadamente com o fornecimento das seguintes informações: nome do grupo, o motivo do nome do grupo, história, quantas pessoas participam da equipe, que tipo de apresentação cultural será mostrada, etc.

A AAPAC ainda solicita dia e horário de chegada em Montes Claros das caravanas das (arqui)dioceses. Cada (arqui)diocese deverá providenciar urgente três orçamentos de transporte, encaminhar para a AAPAC aos cuidados de Ricardo Guilherme Rodrigues Pereira, como já foi salientado nesta reunião de janeiro de 2011.

Associação de Apoio, Proteção e Amparo à Criança
da Arquidiocese de Montes Claros

Rua Januária, 387, Centro de Montes Claros
CEP 39.400-077
(38) 3221-9429
(38) 3221-9707

E-mails para contato
aapacarquimoc@yahoo.com.br
pascac@arquimoc.org.br
pascac25@hotmail.com
diniz_pinto@hotmail.com
maiaragt@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se é pra ir pra luta, eu vou... Se é pra tá presente, eu tou... Pois na vida da gente o que vale é o amor...

Estádio "Mineirinho", em Belo Horizonte (MG), em imagem registrada em dezembro de 2011 pelo Projeto "Escola da Cidadania Dom Luciano Mendes de Almeida" na Arquidiocese de Montes Claros - SEJA CURIOSO(A)! CLIQUE NA IMAGEM!